Ashumans, desejamos ser tocados. Desde o nascimento até hoje, nossa necessidade inata de contato humano físico permanece.

Ser “sedento de toque” – também conhecido como “fome de pele” ou “privação de toque” – ocorre quando uma pessoa experimenta pouco ou nenhum toque de outras pessoas – e pode ser mais prejudicial à psique do que você imagina. Graças à vida moderna e às normas culturais atuais, a maioria de nós corre o risco disso na melhor das hipóteses – e muito menos no contexto da pandemia, onde muitos de nós enfrentamos períodos mais longos do que nunca sem a interação humana frente a frente. no seu nível mais básico.

Mas por que o toque humano é tão importante e o que podemos fazer para melhorar nosso bem-estar mental sob as restrições atuais?

Nossa crise do toque humano antecede a pandemia

Grande parte da sociedade ocidental já estava se afastando do toque humano de várias maneiras – com a gente recorrendo à tecnologia e ao toque sexual em todas as suas formas, a tal ponto que muitas vezes nos sentimos desconfortáveis ​​de entrar no espaço um do outro – não importa se atrever a dê um toque amigável no braço ou dê um abraço espontâneo quando a situação exigir.

Com o Reino Unido, os EUA e os países nórdicos são particularmente afetados pelo aspecto cultural (em oposição a países mais “sensíveis”, como a França e a Itália), nos distraindo cada vez mais – mesmo de amigos e familiares – optando por menos prática formas de expressar afeto – talvez nem percebamos que estávamos perdendo alguma coisa …

Avançando para hoje, com a pandemia em andamento demonizando ainda mais o toque humano – dando a todos nós uma razão concreta para nos afastarmos, muitos de nós nos encontramos mergulhando em uma crise de saúde mental sem saber o porquê.

Embora, como sempre – e especialmente agora – haja várias razões pelas quais a saúde mental comece a diminuir – eu argumento que, para muitos de nós, a falta de contato humano pode muito bem ser um dos principais contribuintes. E considerando que eu mesmo “não sou realmente um abraço” e sou culpado de me distanciar fisicamente, mesmo dentro de meus relacionamentos íntimos, devido à minha estranha tendência britânica de fugir de manifestações de afeto, talvez – ainda estou lhe dizendo que essa mentalidade não está fazendo nenhum favor à nossa saúde mental!

Psicólogo Gratuito Belo Horizonte, Terapia Belo Horizonte, Psicólogo BH

Por que o toque humano é tão importante?

O toque é geralmente considerado como um único sentido, mas na verdade é muito mais complexo que isso. Algumas terminações nervosas reconhecem uma coceira, enquanto outras respondem à vibração e outras à dor, pressão e diferentes texturas. E existe um que existe exclusivamente para reconhecer um toque suave e afagador que associamos ao afeto.

Todo toque positivo é considerado benéfico. Perder até mesmo as formas mais básicas de toque humano – como estamos especialmente no momento nas circunstâncias atuais – de apertos de mão no local de trabalho a abraços amigáveis ​​- pode resultar nesses sentimentos de “falta de toque”. Os cientistas descobriram que uma terminação nervosa, chamada aferentes tátil-C, reconhece e, portanto, provoca o cérebro a responder a qualquer forma de toque positivo.

“O toque é a nossa primeira língua e uma das nossas principais necessidades. O toque de um ente querido seguro e confiável pode aliviar a ansiedade e promover uma sensação de bem-estar sem fazer mais nada. Embora nada mude [e] nada seja ‘fixo’ ‘, quando tocado adequadamente, tendemos a nos sentir muito melhor ”

– Diz o psicólogo clínico, Dr. Jon Reeves.

Os benefícios de saúde do toque humano

O contato pele a pele é vital não apenas para a saúde mental e emocional, mas também para a saúde física. No início da vida, acredita-se que o toque é crucial para criar auto-estima, criar vínculos e formar relacionamentos saudáveis, estimulando a produção de “hormônios felizes”, ocitocina, serotonina e dopamina. Ainda hoje, esses mesmos hormônios são liberados toda vez que você é abraçado consensualmente, dá um tapinha na mochila, segura a mão de alguém – ou mesmo quando alguém usa o cabelo ou a maquiagem -, deixando-o mais relaxado e satisfeito, evitando o mau humor ou crises de depressão.

Quando você se sente estressado ou ansioso, o corpo libera o hormônio do estresse, o cortisol, que não só provoca sintomas desagradáveis, como palpitações cardíacas, cólicas estomacais e insônia – mas também pode eliminar os outros hormônios, afetando a fertilidade e o ciclo menstrual, e até atrapalhar seu sistema imunológico. Uma das maiores coisas que o toque pode fazer é reduzir esse estresse, permitindo que os sistemas digestivo, imunológico e reprodutivo funcionem da maneira que deveriam.

O toque humano amigável, como abraçar e segurar as mãos, também pode manter uma freqüência cardíaca e pressão sanguínea saudáveis, estimulando receptores de pressão que transportam sinais para o nervo vago. Esse nervo conecta o cérebro ao resto do corpo e usa sinais para diminuir o ritmo do sistema nervoso para um nível saudável e sustentável.

Psicólogo Gratuito Belo Horizonte, Terapia Belo Horizonte, Psicólogo BH

Sim, introvertidos também precisam do toque humano

E se você não gostar de ser tocado – ainda pode ficar com fome? Conforme discutido em meus artigos anteriores sobre os tipos de personalidade do MBTI e as medidas de autocuidado associadas a cada tipo de personalidade – somos todos diferentes e temos diferentes necessidades para manter nosso bem-estar emocional. Aqueles que são mais introvertidos podem de fato sobreviver muito bem – e até prosperar – com menos interação humana do que seus colegas extrovertidos.

Mas, embora um introvertido possa desfrutar do seu tempo sozinho e até mesmo não querer ficar com os outros por grande parte do tempo, todos temos as mesmas necessidades humanas fundamentais e respostas biológicas ao toque humano – ou a falta dele. Como tal, todos devemos ter certeza de que estamos atendendo a essa necessidade – seja qual for o nosso tipo de personalidade e o que essas necessidades possam parecer para cada um, pessoalmente.

Como lidar com a falta de toque humano

Obviamente, nada pode substituir completamente o toque humano real – mas nós isolamos – particularmente sozinhos (ou simplesmente com colegas de quarto com quem você não gosta muito de abraçar…) – precisamos temporariamente ser um pouco criativos.

Por exemplo, se você é abençoado o suficiente para ter um cão de estimação, gato ou outro animal tátil compartilhando sua casa, passar algum tempo tocando e abraçando seu amigo peludo pode ser tão reconfortante para muitos de nós quanto abraçar um ser humano. É por isso que aqueles que se isolam com um animal de estimação em casa tendem a se sair muito melhor emocionalmente!

Se você não tiver a sorte de ter um animal amigável em mãos, tente encontrar lembranças e presentes antigos de amigos e familiares para se manter visível durante o tempo que você passar sozinho. Objetos com valor sentimental – seja um brinquedo de infância, cartas antigas, cartões postais ou cartões de aniversário ou fotografias queridas – esses itens podem aliviar a solidão, lembrando que você é amado e que esse período de inanição não durará para sempre.

Alguns outros exercícios calmantes que você pode experimentar são:

ASMR – para imitar as sensações que você obtém do toque humano.

Mime-se com um cobertor pesado ou um banho perfumado – para reproduzir uma sensação de calor e conforto.

Meditando ou se exercitando – para melhorar sua clareza mental e humor.

Além disso, tente apreciar sons, cheiros e sentimentos que normalmente você pode ignorar. Você pode estar limitado agora, mesmo que tocar em coisas fora de sua casa não seja a melhor idéia, mas da próxima vez que você for passear ou abrir uma janela, preste muita atenção aos sons dos pássaros, ao cheiro da grama e a sensação da brisa em seu rosto.

Mais do que qualquer outra coisa, como seres humanos, desejamos sentir. E se, por enquanto, não podemos obter isso de um ente querido, devemos obtê-lo de dentro, bem como da abundância de nosso entorno. E esperemos que, no final desta crise, todos nós tenhamos um senso renovado de apreço e respeito por essas necessidades humanas básicas – e, no entanto, muitas vezes esquecidas.